Relatório WIM Brasil 2023 registra aumento da representatividade feminina na mineração 

Conforme o levantamento, Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) tem sido agenda estratégica nas empresas ligadas ao setor, mas engajamento com a pauta ainda é tímido 
Publicado em 27/07/2024

A participação feminina na força de trabalho e na liderança do setor de mineração vem apresentando avanços dentro das empresas. Esse é o cenário constatado no 3º Relatório de Indicadores Women In Mining (Mulheres na Mineração) – WIM Brasil, divulgado nessa terça-feira, 28 de novembro. A pesquisa, realizada em parceria com a Ernst & Young (EY), apresenta dados que retratam o panorama atual em relação à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no contexto de 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil.   

A presidente do WIM Brasil, diretora LATAM de Planejamento, Inovação & ESG da Hexagon Mining, Patrícia Procópio, relembra o propósito que inspirou a criação do movimento e comenta a evolução na pauta de DEI apresentada no relatório: “Quando a gente nasceu, em 2019, fomos muito motivadas por um propósito de transformação no setor mineral. Manter uma pauta ativa para essa agenda de inclusão e diversidade é um dos nossos drives. Com quase cinco anos de movimento e no terceiro relatório, a gente percebe que avançamos muito e fomos, sim, responsáveis por manter essa pauta ativa.” 

Resultados 

Resultados 

De acordo com o levantamento, 21% da força de trabalho nas corporações participantes corresponde a mulheres. Neste quesito, observou-se um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano passado.   

Daniele Brites, sócia da área de Gestão de Pessoas da EY, reforça que essas iniciativas estão cada vez mais presentes dentro das empresas, como apresentado no relatório: “Eu vejo que tem uma tendência e uma grande preocupação das organizações em relação ao tema. Quando a gente olha para as mulheres no setor da mineração, a gente vê isso muito claro na pesquisa”. Na sequência, Brites aponta alguns entraves, apesar das mudanças que vêm ocorrendo no setor: “(…) tem ações que vêm sendo construídas pelas organizações na criação de vieses e na conscientização sobre a importância do tema, mas, de fato, a alocação das mulheres na operação ainda vem acontecendo de forma tímida.” 

Ainda conforme a pesquisa, o número de contratações do sexo feminino subiu de 32% em 2022 para 43% em 2023. No exercício de cargos de gestão, apesar de o índice de representatividade de mulheres ser inferior em comparação ao de homens (apenas 27% da totalidade), pode-se destacar um leve progresso. Neste ano, registrou-se 24% da presença feminina à frente da alta gestão corporativa. Em 2022, este quadro era de 22%.  

Sobre esse cenário, Brites conclui: “(…) a gente tem aí uma oportunidade de as organizações repensarem seus processos de avaliação de competências e descrição de cargos para que a gente possa, de fato, ter um olhar para a competência e para que a gente possa colocar as mulheres onde elas devem estar.” 

Programas de DEI   

A agenda DEI tem sido cada vez mais estratégica no mundo corporativo. Um dado relevante apontado pelo relatório de indicadores WIM Brasil de 2023 é que 97% das empresas signatárias possuem programas ligados à Diversidade, Equidade e Inclusão.   

Dessas ações, verifica-se que 73% são formalizadas nas empresas, o que significa uma elevação de 17 pontos percentuais sobre o ano passado. Além disso, se anteriormente DEI era uma pauta de responsabilidade exclusiva de Recursos Humanos, agora ela integra a agenda executiva. Este somatório, que hoje representa 78% das empresas respondentes, era de 73% em 2022 e 69% em 2021.  

Das 42 empresas signatárias do WIM Brasil, 33 responderam à pesquisa. Nesse sentido, Procópio reconhece que houve evolução na implementação de ações relativas à agenda DEI nas empresas, mas faz ressalvas sobre a falta de engajamento por parte de algumas que integram o programa: “(…) é importante reforçar que nem todas as empresas participaram da pesquisa. Nos primeiro e segundo anos, 100% das signatárias responderam. Isso para nós já trouxe um sinal de alerta, pois apesar de termos um raio x de vários setores da mineração, faltam algumas medidas mais efetivas e maior comprometimento do setor.” 

O diagnóstico, segundo Procópio, demonstra que muito ainda precisa ser feito para uma mudança cultural e estrutural em toda a cadeia: “A gente já tem grandes fornecedores de serviços nos procurando e querendo fazer parte. O que estamos buscando é o comprometimento com ações mais efetivas, que estejam previstas nas estratégias e nas políticas das próprias empresas, além do governo, dos órgãos reguladores, e das mineradoras – sejam elas pequenas ou grandes.” 

Licença Parental  

O relatório demonstra que uma quantidade maior de empresas tem aderido ao Programa Empresa Cidadã ou oferecido licenças diferenciadas. Este número evoluiu de 40% no ano passado para 58% neste ano. Porém, em relação ao usufruto da Licença Parental em sua totalidade de dias, atualmente, apenas 66% das mulheres que têm esse direito o exercem por completo.   

Perspectivas avaliadas no relatório WIM Brasil 2023:  

  • Perfil das empresas participantes   
  • Estratégia e Oportunidade de Carreira   
  • Ética e Cultura Organizacional   
  • Desenvolvimento e Capacitação   
  • Impacto Social   

Para ter acesso aos dados completos, acesse o Relatório de Indicadores 2023 WIM Brasil 

Preencha o formulário para receber nosso material.



    Os dados pessoais coletados (nome, e-mail e empresa) serão usados para o envio do Relatório de Indicadores e para fins de controle interno, sendo tratados em conformidade com a LGPD. Saiba mais em nosso Aviso de Privacidade.