Plano de Ação

O plano de ação é uma ferramenta para ajudar as empresas a implementar uma estratégia de Diversidade & Inclusão sustentável, através de ações que aumentam a participação das mulheres, criem um ambiente mais inclusivo e onde todos possam transformar nosso setor.

É tempo de mudança na indústria de mineração, tempo de inovação, de revisão dos conceitos de sustentabilidade e de melhoria nas questões de Diversidade & Inclusão.

Não há dúvida de que existe a necessidade de um novo impulso para as questões de inclusão de gênero no Brasil. Durante a construção desse plano, o país vivia, e ainda vive, um momento difícil, com questões relacionadas à segurança operacional e responsabilidade social, que propagam uma imagem negativa da indústria da mineração.

É tempo de construir uma nova cultura capaz de absorver mais mulheres, as quais correspondem a metade da capacidade de trabalho do Brasil.

Mercado de trabalho em geral* 90%
Indústria da Mineração 2019¹ 13%
Indústria da Mineração 2021² 15%
Indústria da Mineração 2022³ 17%

Participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. *Dados da Secretaria de Trabalho / Ministério da Economia. ¹Segundo estimativa feita com base na pesquisa realizada pelo IBRAM e informações publicadas pelas empresas de mineração operando no país em 2019. ²Segundo pesquisa realizada com 16 empresas signatárias do WIM Brasil (Relatório de Indicadores) – 2021. ³Segundo pesquisa realizada com 34 empresas signatárias do WIM Brasil (Relatório de Indicadores) – 2022

Onde queremos chegar?

Buscamos uma transformação da forma de ver o setor mineral brasileiro: uma indústria onde mulheres são respeitadas em todos os níveis de qualquer organização, e em todas áreas de atuação.

Onde empresas de exploração e mineração, fornecedores, governo e o setor acadêmico reconheçam o valor da participação de todos, com ambientes de trabalho inclusivos e diversos, criando prosperidade em nossas comunidades.

Onde a participação das mulheres é vista como fonte de expertise técnica, excelência operacional, inovação, movendo essa indústria global para um futuro sustentável.

Como assumir esse compromisso com a gente

A Carta de adesão é um compromisso público de que a sua empresa está em busca de um ambiente mais inclusivo e que vai executar as estratégias presentes no Plano de Ação.

Ao assinar o plano de ação, a empresa não precisa pagar nada, mas se compromete a participar do nosso Relatório de Progresso Anual através do preenchimento do nosso questionário. Anualmente, reportamos a evolução em cada estratégia do setor como um todo, movendo o ponteiro em todas as áreas que necessitam melhorias dentro do setor.

Topa o desafio?

Assinantes da Carta de Adesão

Probabilidade de performance financeira acima da média da indústria

Empresas no quartil superior ou inferior em diversidade de gênero no comitê executivo

60%

dos executivos entrevistados reconhecem o impacto positivo da diversidade de gênero na liderança sobre a performance financeira das empresas. ***

* EBIT médio – 2011-2015
** Economic profit margin – 2011-2015
*** Pesquisa Online com 547 executivos na América Latina (2011)

FONTE: McKinsey – Delivering Through Diversity study 2018 – 1,000 empresas de 12 países14

Rentabilidade*

Superior 55%
Inferior 45%

Criação de valor**

Superior 23%
Inferior 18%