Plano de Ação

É tempo de mudança na indústria de mineração, tempo de inovação, de revisão dos conceitos de sustentabilidade, de melhorias nas questões de segurança, de preservação e desenvolvimento de recursos minerais e do potencial humano.

Não há dúvida de que existe a necessidade de um novo impulso para as questões de inclusão de gênero no Brasil. Durante a construção desse plano, o país vivia, e ainda vive, um momento difícil, com questões relacionadas à segurança operacional e responsabilidade social, que propagam uma imagem negativa da indústria da mineração.

É tempo de construir uma nova cultura capaz de absorver mais mulheres, as quais correspondem a metade da capacidade de trabalho do Brasil.

Mercado de trabalho em geral* 0%
Indústria da Mineração** 0%

Participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. *Dados da Secretaria de Trabalho / Ministério da Economia. **Segundo estimativa feita com base na pesquisa realizada pelo IBRAM e informações publicadas pelas empresas de mineração operando no país em 2019

O projeto

NOV/2018

Início das conversas, alinhamento dos objetivos

MAR/2019

Sessão de kick-off do projeto no PDAC 2019.

Leading the Way: Design to Unleash Diversity’s Power

ABR/2019

Women in Mining Brasil – Workshop Estratégico no Mining Hub

AGO/2019

Oficina no Brasil.

Adaptação do Plano para o contexto brasileiro

SET/2019

EXPOSIBRAM.

Sessão para engajar a indústria

DEZ/2019

WIM Brasil

Posse da Diretoria do Women in Mining Brasil

MAR/2020

Pré-lançamento do Plano de Ação no Brazilian Mining Day

PDAC 2020

ABR/2020

Lançamento do Plano de Ação no Brasil

Qual nossa visão de sucesso?

O setor mineral brasileiro ser visto como uma indústria onde mulheres são respeitadas em todos os níveis de qualquer organização, e em todas áreas de atuação.

Onde empresas de exploração e mineração, fornecedores, governo e o setor acadêmico reconheçam o valor da participação de todos, com ambientes de trabalho inclusivos e diversos, criando prosperidade em nossas comunidades.

Onde a participação das mulheres é vista como fonte de expertise técnica, excelência operacional, inovação, movendo essa indústria global para um futuro sustentável.

Imagem Jaguar Mining

O Plano de Ação

O Plano de Ação vai ao encontro deste novo cenário de transformação. O documento não é uma simples sensibilização para o tema. Ele tem o intuito de ser uma ferramenta estratégica para que as mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente transformadores: implementando ações que aumentem a participação das mulheres, e criem um ambiente inclusivo onde todas e todos possam participar ativamente na construção de uma indústria repleta de inovação e impactos positivos para a sociedade e acionistas.

Carta de Adesão

Uma ferramenta de engajamento com o objetivo de criar um compromentimento por parte das empresas na execução das estratégias presentes no Plano de Ação. A meta é a criação de um Relatório Anual com medição de progresso em cada estratégia, movendo o ponteiro em todas as áreas que necessitam melhorias dentro do setor.

Probabilidade de performance financeira acima da média da indústria

Empresas no quartil superior ou inferior em diversidade de gênero no comitê executivo

60%

dos executivos entrevistados reconhecem o impacto positivo da diversidade de gênero na liderança sobre a performance financeira das empresas. ***

* EBIT médio – 2011-2015
** Economic profit margin – 2011-2015
*** Pesquisa Online com 547 executivos na América Latina (2011)

FONTE: McKinsey – Delivering Through Diversity study 2018 – 1,000 empresas de 12 países14

Rentabilidade*

Superior 0%
Inferior 0%

Criação de valor**

Superior 0%
Inferior 0%

Empresas que apoiam esse Plano de Ação e assinaram a Carta de Adesão

Parceiros

Assinantes da Carta de Adesão

Apoiadores